quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

NAS ILHAS SELVAGENS












Selvagem Grande
Selvagem Grande location map.svg
Selvagem Grande, nas Ilhas Selvagens.
30° 08' 45" N 15° 51' 51" O
Geografia física
País Portugal
LocalizaçãoIlhas Selvagens
Arquipélago Madeira
Ponto culminante163 m
Área2.45  km²
Geografia humana
População2 (2011)
Densidade0,8  hab./km²
Foto Selvagem Grande.jpg
A Selvagem Grande.
Selvagem Grande é a maior ilha das ilhas Selvagens, parte integrante da Região Autónoma da MadeiraPortugal. Tem uma área de cerca de 5 km². A ilha pertence ao Grupo Nordeste, que inclui mais três ilhéus: SinhoPalheiro do Mar e Palheiro da Terra.
As suas encostas são escarpadas, com algumas grutas. O seu ponto mais elevado é o Pico da Atalaia, com cerca de 163 metros de altura. Neste pico, em dias de boa visibilidade, consegue-se avistar, a sul, os 3.718 metros do Pico de Teide, da ilha de Tenerife, nas Canárias[1] .
Das ilhas Selvagens, a Selvagem Grande é a única ilha que é habitada todo o ano. De três em três semanas, um barco da armada faz a ligação a esta ilha com o intuito de trocar a equipa de vigilantes do Parque Natural da Madeira bem como de levar mantimentos. Estes profissionais, além do trabalho de vigilância, asseguram, ainda, todo o trabalho científico de rotina, monitorizando diversos parâmetros ambientais, em terra e no mar (fauna e flora). Nesta ilha além do farol, existem duas cisternas para armazenar água.
A ilha está localizada a cerca de 280 quilómetros da ilha da Madeira e a cerca de 175 quilómetros das Canárias.

História[editar | editar código-fonte]

A Selvagem Grande era alvo de expedições regulares de caça até à criação do Parque Natural da Madeira, e ao estabelecimento de um posto de vigilância permanente. Em 1976, foram realizadas várias expedições de caça a esta ilha, que dizimaram a população de cagarra ali existente, tendo sido abatidos juvenis e adultos, indiscriminadamente. Desde então a população tem vindo a crescer lentamente.
Existem vestígios de povoamento, como: socalcos, uma cisterna, condutas para água (levadas) e ainda um forno. Bem como a introdução decoelhos e, acidentalmente, de ratos, ambos contribuíram para a alteração da flora. Em 2002 iniciou-se um projecto que visa a erradicação de todas as espécies introduzidas.

Fauna e flora[editar | editar código-fonte]

Mapa da Selvagem Grande
Na fauna da Selvagem Grande destacam-se: alma-negrapintainhoroquinhogarajau-rosadocorre-caminhocalca-mar e cagarras. Estes dois últimos foram alvo de caça ilegal. De assinalar, também, uma espécie endémica de osga, a Tarentola boettgeri bischoffi.
Quanto à flora destaca-se: a urzela.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]






Resultado de imagem para ilhas selvagens






VIGIA




ILHAS SELVAGENS: As Ilhas Selvagens: verdadeiras ilhas e não ...

Contrariamente às muitas mentiras que se podem ler na Internet, as Ilhas Selvagens são todavia habitadas. Em permanência na Selvagem Grande durante todos o ...


Resultado de imagem para ilhas selvagens








Ria Formosa - Ilha de Tavira







Sem comentários:

Enviar um comentário