domingo, 2 de junho de 2013


FERRAGENS GUEDES SILVA & GUEDES
Rua Portas de Santo Antão, Nº32 - Lisboa
Não vos consigo desvendar o mistério insondável que paira à volta dos pés animalescos daquelas banheiras antigas e de certo mobiliario que herdámos de casa daquela tia-avó que não gostava que andássemos a correr nos corredores (como se não fosse mesmo para isso que eles foram feitos...) mas posso-vos segredar ao ouvido em que loja podem encontrar aquela pata que falta ao vosso aparador perneta.

Se vos dissesse que sabia de onde vem esse hábito da aldraba feita mãozinha que bate à porta, seria eu a aldrabona, mas já não minto quando vos revelar em que porta devem bater para a arranjar.

Guedes Silva & Guedes é a mitica loja onde se pode encontrar tudo aquilo a que nos habituámos a pôr a mão para conjugar verbos como abrir, fechar, puxar, empurrar e pendurar. Orgulhosamente aberta desde 1922, esta loja de ferragens tem tudo o que brilha sem ser ouro: chaves, fechaduras, batentes, argolas, números de porta, puxadores, dobradiças, maçanetas, escudetes e por ai fora, em tons dourado ou prateado.

Mas o melhor da loja não se vê à primeira vista, quem conseguir passar pela primeira sala encontra um labirinto digno de lendas, onde pode descobrir a rica fechadura original do Teatro D.Maria II, o estilizado puxador do (cinema) Éden, entre milhares de tesouros escondidos dentro de caixinhas espalhadas por várias salas. Para ter acesso a este universo, só tem que perguntar ao jovem aprendiz Pedro, onde se encontra o mestre Fernando, um engenhoso faz-tudo, bonacheirão e benfiquista. Só ele lhe pode desvendar os incriveis segredos dos pézinhos e das mãozinhas, enquanto passa a correr pelos corredores... como deve ser.



































Sem comentários:

Enviar um comentário