sexta-feira, 31 de maio de 2013

Forra

 CASA FORRA 
Poço do Borratém, Nº32 - Lisboa
(mapa)

Sem tempo para tontas modéstias apresento desde já a Casa Forra como a grande especialista alfacinha na arte dos consertos. Mas não troque, o freguês, a subtil consoante e se imagine a bater o pézinho Travolta ao som de uns acordes à Toy ou Tony.

Nesta loja ouvimos marteladas mas a música é outra…
 
Basta reparar no “sapatinho” amarelo à porta para perceber que estamos perante um antro mítico de sapateiros e outros mestres. É aqui que eles vêm comprar os moldes, as peles, as solas, os couros e cabedais para fazer e arranjar (com muitos dias de atraso) os seus sapatos, malas e carteiras.
 
Para viajar no tempo teríamos que voltar aos anos 30 e conhecer o fundador, o Sr.Alfredo Pires Forra, que talvez já adivinhasse o sucesso que uma casa especialista no “arranja-se” ia ter aqui na pátria. Ora, passados 80 anos e quatro gerações de Forras, é ver a profecia realizada e os balcões sempre cheios de sapatos, malas e cintos a precisar de umas operações plásticas para poderem dar mais umas voltinhas por aí. 
 
Foi lá que encontrei o simpático Sr. Mário, novo na casa mas treinado no ofício que me mostrou logo os cantos à loja, da graxa à calçadeira, do salto alto ao preço baixo, passando por ferramentas, fios e fivelas. E foi então que eu percebi, toda contente, que é aqui se pode encontrar aquele tapete de vaca para pôr à frente da lareira ou da mesa de bilhar mas também aquela pele de crocodilo cor-de-rosa para fazer a carteira mais Dundee daqui até à Austrália. Se já está a esfregar as mãozitas com tais possibilidades então vai adorar saber que também aqui pode alterar o seu equipamento de motard, consoante as tendências da estação, adquirir uma útil maquineta para aplicar ilhoses (uma espécie de filhoses em ponto pequeno e de metal), encontrar uma grande variedade de palmilhas para tentar agradar o pé mais chato e, especialmente, vir fazer mais uns furos ao cinto… 
 
Já que o temos que apertar ao menos que seja com estilo!






















1 comentário:

  1. Olá!
    Estou realmente encantada com este teu espaço tão cheio de boas sugestões. Gostaria de te convidar a visitares também a “minha casa”. Espero que te sintas lá tão confortável quanto eu me senti na tua! ;)
    Votos de muitos sucessos.
    beijinho
    http://cottoncandy-peaches.blogspot.com/
    Responder


Sem comentários:

Enviar um comentário