quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Estavamos no ano de 1947, o semanário humurístico "A Bomba" dava por findado a sua publicação. É então que Ferro Rodrigues, Santos Fernando, Mário de Meneses, Mário Ceia, Manuel Puga, José Andrade, Ruy Andrade entre outros. Fundam a 18 de Março do mesmo ano os "Parodiantes de Lisboa".
O nome surgiu, segundo Mário de Meneses Santos, a propósito da companhia teatral de António Lopes Ribeiro e de Francisco Ribeiro (Ribeirinho), que actuava no Teatro da Trindade em Lisboa. A companhia tinha como nome "Os Comediantes de Lisboa".
Inicialmente o grupo começou com um programa chamado "Parada da Paródia", que ia para o ar às Terças-feiras pelas 20 horas na
Rádio Peninsular, naquele tempo instalada na Rua Voz do Operário.
Ao longo dos anos vão-se juntando outros colaboradores, como Mary, Pouzal Domingues, Diamantino Faria, Pedro Moutinho, etc.
Todos eles "trabalhavam" por carolice.
Com e evento da publicidade, os Parodiantes de Lisboa, começaram a lançar novos programas, ainda nos Emissores Associados de Lisboa.
Assim, nasceu o programa "Graça com Todos", transmitido diariamente no Rádio Clube Português.
Este programa chegou a ser transmitido, simultaneamente, em Lisboa, Porto, Madeira, Angola, Moçambique e em muitas estações estrangeiras destinadas aos emigrantes.
Outros programas: "Vira o Disco", "radionovela", "Teatro Trágico", "Entre as dez e as onze" e "PBX". Este último marcou uma nova época dos programas da noite, na Rádio Renascença. Inicialmente realizado por Carlos Cruz e Fialho Gouveia e com a colaboração de vários profissionais ainda hoje prestigiados na rádio e televisão. O "PBX" acabou após o despedimento de Carlos Cruz e Fialho Gouveia. Nesta sequência, estes profissionais, juntamente com Raul Solnado, produziram um dos mais célebres programas de televisão - o "ZIP - ZIP"!

 
Figuras lançadas e muito populares
- O BÁUBAU E A FLAUSINA
- JACK TAXAS E O SEU CAVALO CARA LINDA
- MANAS CATATUA
- COMPADRE ALENTEJANO
- MENINO ARNESTINHO
- PATILHAS E VENTOINHA


 
 
Com o apoio de alguns profissionais e aficionados da rádio, do meu arquivo pessoal e algumas aquisições por compra, disponibiliza-se aqui, alguns programas da nossa rádio até 1980




 
 
 
 
 
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário