terça-feira, 21 de julho de 2015

 

O nascimento do futebol em Portugal na «HISTÓRIA DO FUTEBOL» de MARINA TAVARES DIAS.
A primeira fotografia de um desafio é anterior à instituição de redes nas balizas.
Escreve a autora no livro que a revela:

"O jornal quinzenal «O Sport», de breve publicação no ano de 1894, confere já grande destaque à modalidade cujo impacto público não parara de alargar-se nos últimos dois anos. Este é o primeiro título lisboeta inteiramente dedicado a temas desportivos, estando a sua fundação ligada a sócios do Real Gymnasio Club Português, entre os quais se destaca Carlos Xafredo, director da nova publicação. Utilizando um método muito em voga na época (albumina fotográfica colada ao centro da primeira página), o jornal apresenta uma das primeiras imagens de um desafio de futebol em Portugal. A legenda – na última página – refere-o nos seguintes termos:

'A photographia que acompanha o nosso primeiro número é um interessante instantâneo photographico do ‘match’ de ‘football’ que se realizou no dia 25 de Março de 1893 na Quinta Nova em Carcavellos entre o ‘team’ do C.C. [Carcavellos Club] e o do R.G.C.P. [Real Gymnasio Club Portuguez].
Este ‘match’ ficou empatado marcando cada ‘team’ um ‘goal’, e era desforra do que se tinha realizado em 8 de Dezembro de 1893 [sic] no qual o R.G.C.P. perdera por 6 ‘goals’. [...]" (continua no livro)

Sem comentários:

Enviar um comentário