Jacob Jordaens, artista flamengo, nasceu em Antuérpia, em 1593, numa família de comerciantes de linho. Foi aluno de Adam van Noort (desde 1607), com quem Rubens estudou por algum tempo. Mais tarde, Jordaens casou com a filha de Noort, Catharina. Em 1615 ele se juntou à Corporação de São Lucas e, em 1621, tornou-se seu diácono.
Jordaens pintou temas religiosos, mitológicos e históricos, retratos e cenas de gênero, além de grandes e monumentais decorações. A princípio, marcado pela influência de Caravaggio, prevalecem as cenas noturnas com iluminação a velas ou ao luar. A individualidade do jovem mestre foi revelada em composições gradiosas, onde várias imagens enchiam toda a superfície do quadro, mas onde faltava profundidade. Este método não mudou durante a vida do artista. Talvez fosse o resultado de seu trabalho em cortinas, que ele desenhava, pintava sobre linho e que eram vendidas por seu pai.
Jordaens nunca visitou a Itália, nem tentou imitar o estilo italiano. Seu modo de ser leva-o para perto de Rubens, em cujo ateliê trabalhou várias vezes. Jordaens adotou o estilo de Rubens, mas não tinha a sua inexaurível fantasia. Mesmo os motivos religiosos e mitológicos são interpretados por ele como pintura de gênero, seus personagens são inspirados na natureza e tirados da vida cotidiana. Algumas vezes as pinturas de Jordaens parecem sobrecarregadas, com imagens volumosas, como em Allegory of Fertility.
O talento de Jordaens se revelava em pinturas em que buscava assunto no folclore. em fábulas, provérbios e contos. Os museus de Moscou, Kassel, Budapeste, Munique e Bruxelas têm variações do quadro The Satyr and the Farmer's Family, tendo uma fábula como enredo. Em 1634, sob a supervisão de Rubens, Jordaens e vários outros pintores trabalharam numa grande encomenda de um magistrado de Antuérpia: as decorações para a visita do Príncipe Ferdinand à cidade.
Depois da morte de Rubens, Jordaens tornou-se o líder da escola de Antuérpia, executando inumeráveis encomendas para a Igreja e a corte entre 1640 e 1650, inclusive 22 quadros para o salão da Raínha Henrietta Maria, em Greenwich, trabalhos para as cortes da Escandinávia e da França.
Em 1650 o artista converteu-se ao Calvinismo, mas continuou a receber encomendas da Igreja Católica. Os pintores do seu ateliê cada vez adquirem maior importância, realizando trabalhos decorativos grandiosos e pomposos, e Jordaens gradualmente perde sua originalidade. O artista morreu em 1678 em Antuérpia.
Jacob Jordaens foi um dos grandes pintores barrocos flamengos, junto com Rubens e van Dyck.
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1615-20 - Portrait of a Young Married Couple
Museum of Fine Arts, Boston, USA
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1620-25 - The Four Evangelists
Musée du Louvre, Paris, France
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1621 - The Family of the Artist
Museo del Prado, Madrid, Spain
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1638 - As the Old Sang the Young Play Pipes
Koninklijk Museum voor Schone Kunsten, Antwerp, Belgium
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1638 - The King Drinks 2
Musées Royaux des Beaux-Arts, Brussels, Belgium
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Adoration of the Shepherds
Mauritshuis, The Hague, Netherlands
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